Título | Amor de Perdição
Autor | Camilo Castelo Branco
Ano de Publicação | 1862
Geração | 2ª Geração do Romantismo
Comentário |
Considerada
a versão portuguesa de “Romeu e Julieta”, Amor de Perdição traz uma história
cheia de reviravoltas e desencontros amorosos. A narrativa onisciente tem o
objetivo de mostrar a sociedade a importância da família, da ética que ela
carrega. A obra mostra uma nova mulher romântica (pode ser comparada a Til, de
José de Alencar). Teresa é decidida, independente, ela representa a voz da
mulher na época.
Com final trágico e muito
característico do romantismo, Amor de Perdição é uma obra que caracterizou a
literatura portuguesa e que traz problemáticas que têm até hoje, como os
problemas de classe entre família rica e pobre.
Adaptação cinematográfica do livro de Camilo
Simão e Teresa são apaixonados um pelo outro mas não podem ficar juntos por causa da família da moça. |
EXERCÍCIOS
1. (UEL)
Sobre Amor de perdição, do escritor português Camilo Castelo
Branco, assinale a alternativa INCORRETA:
(A) Amor de perdição é uma novela ultra-romântica, marcada pelo sentimento passional e pelo idealismo amoroso, confirmando, assim, duas das principais características do período, que foram o subjetivismo e a luta individual do herói.
(A) Amor de perdição é uma novela ultra-romântica, marcada pelo sentimento passional e pelo idealismo amoroso, confirmando, assim, duas das principais características do período, que foram o subjetivismo e a luta individual do herói.
(B) Narrada em terceira pessoa, a
novela segue as convenções tradicionais da narrativa de ficção, como a sequência
temporal dos acontecimentos e a linearidade do enredo, apresentando também
referências históricas e biográficas.
(C) O
ultra-romantismo da novela é quebrado por tendências realistas observadas no
posicionamento da personagem Mariana e na forma pouco subjetiva como a
realidade é tratada numa ficção documental.
(D) Mariana é a principal agente de
comunicação entre Simão e Teresa, figurando como personagem auxiliar que
promove a união amorosa entre os dois adolescentes apaixonados, embora não
possa dela participar.
(E) A personagem Mariana, encarnando o amor
romântico, com pureza e resignação, e a personagem Teresa, representando a
mulher inacessível e idealizada, encontram na morte a plenitude do amor
idealizado, nesta novela da segunda fase romântica da literatura portuguesa.
2.
(ENC-SP) Amor de perdição é uma obra tipicamente romântica porque nela Camilo
Castelo Branco valoriza:
a) o sentimento nativista, presentes na recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela justiça.
b) a natureza, como fonte de vida e inspiração, em que Simão se refugia,no final da obra, quando não pode mais ter acesso a Teresa.
c) os valores espirituais do Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d) o mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.
a) o sentimento nativista, presentes na recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela justiça.
b) a natureza, como fonte de vida e inspiração, em que Simão se refugia,no final da obra, quando não pode mais ter acesso a Teresa.
c) os valores espirituais do Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d) o mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.
3. Em Amor de Perdição, de Camilo Castelo
Branco,
a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro.
c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.
a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro.
c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.
4. Amor de Perdição, de Camilo Castelo
Branco, é considerado uma obra:
a) Romântica, da 2ª Geração.
b)
Romântica, da 3ª Geração.
c)
Romântica, da 1ª Geração.
d)
Realismo.
e)
Barroco.
5) Assinale a
alternativa INCORRETA sobre ‘Amor de Perdição’.
a) Os fatos se encadeiam até atingir o final feliz, característico da literatura romântica.
b) Trata-se de uma novela passional narrada em terceira pessoa.
c) A base da narrativa se estabelece na relação amorosa entre Simão Botelho e Teresa Albuquerque.
d) É uma espécie de Romeu e Julieta português, em que a relação amorosa de dois jovens é impedida por questões familiares.
e) Seus personagens principais são típicos heróis românticos.
a) Os fatos se encadeiam até atingir o final feliz, característico da literatura romântica.
b) Trata-se de uma novela passional narrada em terceira pessoa.
c) A base da narrativa se estabelece na relação amorosa entre Simão Botelho e Teresa Albuquerque.
d) É uma espécie de Romeu e Julieta português, em que a relação amorosa de dois jovens é impedida por questões familiares.
e) Seus personagens principais são típicos heróis românticos.
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