Pobreza contra a Riqueza

FICHA TÉCNICA|
Título | Amor de Perdição
Autor | Camilo Castelo Branco
Ano de Publicação | 1862
Geração | 2ª Geração do Romantismo


Comentário |

Considerada a versão portuguesa de “Romeu e Julieta”, Amor de Perdição traz uma história cheia de reviravoltas e desencontros amorosos. A narrativa onisciente tem o objetivo de mostrar a sociedade a importância da família, da ética que ela carrega. A obra mostra uma nova mulher romântica (pode ser comparada a Til, de José de Alencar). Teresa é decidida, independente, ela representa a voz da mulher na época.
            Com final trágico e muito característico do romantismo, Amor de Perdição é uma obra que caracterizou a literatura portuguesa e que traz problemáticas que têm até hoje, como os problemas de classe entre família rica e pobre.
 


Adaptação cinematográfica do livro de Camilo

Simão e Teresa são apaixonados um pelo outro mas não podem ficar juntos por causa da família da moça.

EXERCÍCIOS

1. (UEL) Sobre Amor de perdição, do escritor português Camilo Castelo Branco, assinale a alternativa INCORRETA:
           
(A) Amor de perdição é uma novela ultra-romântica, marcada pelo sentimento passional e pelo idealismo amoroso, confirmando, assim, duas das principais características do período, que foram o subjetivismo e a luta individual do herói.                                                                                     
   (B) Narrada em terceira pessoa, a novela segue as convenções tradicionais da narrativa de ficção, como a sequência temporal dos acontecimentos e a linearidade do enredo, apresentando também referências históricas e biográficas.                                                                                                                       
   (C) O ultra-romantismo da novela é quebrado por tendências realistas observadas no posicionamento da personagem Mariana e na forma pouco subjetiva como a realidade é tratada numa ficção documental.                                                               
     (D) Mariana é a principal agente de comunicação entre Simão e Teresa, figurando como personagem auxiliar que promove a união amorosa entre os dois adolescentes apaixonados, embora não possa dela participar.                                                                                                             
     (E) A personagem Mariana, encarnando o amor romântico, com pureza e resignação, e a personagem Teresa, representando a mulher inacessível e idealizada, encontram na morte a plenitude do amor idealizado, nesta novela da segunda fase romântica da literatura portuguesa.

2. (ENC-SP) Amor de perdição é uma obra tipicamente romântica porque nela Camilo Castelo Branco valoriza:
 a) o sentimento nativista, presentes na recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela justiça.
 b) a natureza, como fonte de vida e inspiração, em que Simão se refugia,no final da obra, quando não pode mais ter acesso a Teresa.
c) os valores espirituais do Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d) o mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.

 3. Em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco,
a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro.
c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.

4. Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, é considerado uma obra:
a) Romântica, da 2ª Geração.
b) Romântica, da 3ª Geração.
c) Romântica, da 1ª Geração.
d) Realismo.
e) Barroco.

5) Assinale a alternativa INCORRETA sobre ‘Amor de Perdição’.
a) Os fatos se encadeiam até atingir o final feliz, característico da literatura romântica.
b) Trata-se de uma novela passional narrada em terceira pessoa.
c) A base da narrativa se estabelece na relação amorosa entre Simão Botelho e Teresa Albuquerque.
d) É uma espécie de Romeu e Julieta português, em que a relação amorosa de dois jovens é impedida por questões familiares.
e) Seus personagens principais são típicos heróis românticos.

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