Era apenas uma triste criatura

FICHA TÉCNICA|
Título | Frankenstein
Autor | Mary Shelly
Ano de Publicação | 1831
Geração | 2ª Geração do Romantismo


Comentário |

Certamente quando você lê ou ouve o nome “Frankenstein” você pensa em uma criatura verde, horripilante que quer assustar a todos. Você está errado! A obra “Frankenstein” escrita por Mary Shelly conta uma história sobre uma criatura (sem nome) que foi criada por Victor Frankenstein (cientista). A criatura é feita de parte de corpos de diversas pessoas e não é, originalmente, verde como é mostrada na adaptação feita ao cinema.
            A criatura de Victor representa a marginalização, os excluídos daquela época e por isso, na obra, é rejeitada. Assim, a criação sente-se sozinha, triste, por isso torna-se vingativo e quer matar seu criador e tomar seu lugar. Mary Shelly trabalha na obra uma mensagem que é trazida até hoje: “As pessoas são aquilo que são por dentro e não por fora”. Tanto é que em uma parte da obra a personagem cega fala que a criatura era boa porque observara seu interior.  

 Cena da adaptação cinematográfica onde Vitor cria a criatura.
A criatura do filme de 1931

EXERCÍCIOS
Frankenstein, ou o Moderno 2______, é um romance 9.______ criado por Mary 6._____, considerada a primeira obra de 1____ científica. O livro conta sobre a trágica história de11.____ Frankenstein, um estudante das ciências naturais que resolve tentar superar  a morte criando um ser perfeito. Porém, após dar vida a esse ser, sente repulsa da criatura e a abandona. A criatura sofre com a 10._________ da sociedade e então, resolve se vingar do criador e mata o 3.____ dele. Após isso, existem vários encontros do criador e da criatura tentando resolver seus problemas. Mary, como boa romântica, é contra o racionalismo do ilminismo e valoriza o homem 8.__________. Também faz uma crítica a 12.___________ sem moral nem ética e a visão do homem como 4.__________ que poderia ser até “ligado na 7._________ elétrica”. Há vários filmes e séries que fazem intertextualidade com a obra, tal como 5.______________.

Resolução: 
1- Ficção
2-Prometeu
3-Irmão
4-Máquina
5-Frankenweenie
6- Shelley
7-Energia
8-Sensível
9-Gótico
10-Rejeição
11-Viktor
12- Medici
 
1)Analise as seguintes afirmações:
I. Victor deu o nome de Frankenstein à criação por ser seu filho
II. Foi publicado em 1818
III. Primeira obra considerada de ficção científica
Estão corretas:
a)      Apenas I
b)      Apenas II e I
c)      Apenas II e III
d)      I, II e III
e)      N.d.a
 
2) Segundo o livro, o monstro:
a) Era verde com pinos na cabeça
b) “Nasceu” com má índole
c) Foi acolhido pela família que observava
d) Não tinha sentimentos
e) n.d.a



0 comentários:

Postar um comentário